quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Qualidade de vida no Casamento

Ontem quando pensei em publicar sobre qualidade de vida no casamento, logo fiquei muito animada, porque são dois assuntos que amo muito.

Sou formada em Educação Física e quando escolhi a profissão o meu foco era, qualidade de vida. Sempre achei um desperdício se viver, sem apreciar a vida e desfrutar de uma boa saúde e disposição. Por isso, sempre tive a mania de associar qualidade de vida, com saúde e disso veio à vontade de ajudar as pessoas a terem um físico favorável para viver 100 anos e, 100 anos com muita disposição.

Quando penso na Qualidade de vida dentro de um relacionamento, não deixo de pensar no nosso aspecto físico que precisa ser cuidado e bem preparado para se viver anos e anos com muita vitalidade e disposição para se encarar aventuras, passeios, viagens, e até mesmo a luta diária de trabalho, casa, filhos que exige muito das nossas condições físicas. Além do que cuidado com o corpo, traz outros benefícios sociais como autoestima, e fisiológicos que falaremos um pouco mais a frente.

A atividade física é de grande importância para a nossa qualidade de vida, assim como uma boa alimentação, descanso, um trabalho prazeroso e a vida espiritual fortalecida. Mas estamos muitas vezes mais preocupados com trabalho e meios de se conquistar mais ($) e esquecemos que o nosso corpo e mente, precisam de manutenção, estímulos e cuidados diários.

A atividade física quando inserida no grupo familiar, traz grandes transformação não apenas no aspecto físico mais social devido aos estímulos fisiológicos. Quando se pratica atividade física, o nosso organismo libera uma substancia ao nosso cérebro, chamada endorfina, que é uma substancia muito conhecida pela sensação de prazer e bom humor que ela gera. Além do que a atividade física praticada com o cônjuge, traz uma aproximação, aumenta o diálogo, e a área de afetividade. Vocês passam a ter algo a mais para se conversar e dividir.

Não podemos esquecer também das atividades sociais e quanto é importante estarmos inseridos em grupos com outros casais onde podemos somar e contribuir em vários aspectos. A qualidade de vida, não se resume apenas as atividades físicas, mas como disse no início é um conjunto de ações que vão se beneficiando entre si e que geram uma vida mais prazerosa.
Não deixe de ter momentos a dois, caso já tenham filhos, é importante que o casal reserve seus momentos no dia a dia para compartilhar de suas experiências “extra casa,” e que tenham um dia pelo menos por mês, para um momento de namoro como no início do relacionamento, sem preocupação de hora ou compromissos, se aventurando e sentindo a alegria da parar o mundo para estar ao lado de quem ama.
Atividades como: Ir para um baile de dança de salão, viajar, fazer um pique –nique no pôr do sol , um jantar a luz de velas, são atividades que pode nos ajudar a manter qualidade no nosso relacionamento e que não podem faltar nunca no nosso roteiro de vida.
Espero que curtam e que coloquem mais disposição da vida afetiva e física de vocês.
Abraços!

3 comentários:

  1. Essa questão da qualidade de vida no casamento é um excelente tema para se discutir durante horas. Eu e meu noivo, decidimos fazer natação juntos! É nosso momento de relaxamento, vamos caminhando até lá, então vamos conversando sobre o dia, sobre os planos, as metas a serem alcançadas, é o nosso momento!!!

    ResponderExcluir
  2. Que legal Érica, é essa a idéia mesmo! Faz bem pro corpo, pra alma, para o relacionamento... Fico feliz em saber, o caminho é esse, não deixem de praticar, muito menos depois do casamento. Bjus Jú

    ResponderExcluir
  3. Você formou em Educação Física e tem uma personalidade textual digna de Jornalista! Parabéns, Maju! Seu blog é lindo demais! Beijos!

    ResponderExcluir