terça-feira, 30 de agosto de 2011

"Confia em mim"

Coloquei uma enquete no ar por 10 dias onde eu perguntava: O que você deseja ouvir hoje do seu cônjuge? Tinhas as seguintes opções como resposta: “Eu amo você”; “Eu sinto a sua falta”; “Eu aprecio você”; “Eu confio em você”.
Com 42% dos votos, a mais votada foi: “Eu confio em você”.
Então confiança é o tema de hoje.
Por que sentimos falta da confiança em um casamento, onde a base do sucesso é a confiança? É contraditório porque a sua essência, o motivo da sua existência, é a confiança. Um casamento sem confiança é como um banco sem dinheiro. Para que serve? Para causar dor de cabeça ou para ter medo de fazer aplicações e creditar amor?
Não acredito que as pessoas estão se casando sem confiar umas nas outras, já falei sobre isso em outro tema. Ninguém mais casa com uma arma na cabeça, por obrigação. Casamos por amor e por confiar nossas vidas na mão do outro. Então em que ponto perdemos essa confiança?
Já que estamos pedindo por confiança, acredito que também precisamos avaliar as nossas atitudes.
Temos a mania de achar que tudo é culpa do outro. Se eu perguntar para um dos leitores que participou da enquete e colocou que desejaria ouvir do cônjuge: “Eu confio em você”, porque ele colocou essa resposta, tenho certeza de que ele responderia: “Não sei, não faço nada de errado, mas ele(a) não confia em mim de graça.”
Será mesmo que não tem contribuído para essa desconfiança? Escrevi no texto “A Verdade”, sobre falarmos a verdade sempre no nosso relacionamento, por mais que isso possa doer ou causar alguma tempestade. Deus admira a verdade e nos ajuda a resolver as coisas da melhor maneira. O que não podemos é ficar escondendo as coisas e usando da mentira para aliviar nossas dores.
O princípio da confiança é a prestação de contas. Casamento é como uma sociedade, assim afirma o Pr. Josué Campanhã em seus vídeos que estão disponíveis na página Vídeos, aqui no Blog. Uma sociedade só da certo quando prestamos conta de tudo e tomamos todas as decisões juntos. Assim, os sócios se sentem seguros, protegidos e confiantes na administração do seu negócio (casamento).
Quando passamos a agir sem pensar no outro, ou não nos importando com a sua opinião, chega uma hora em que a confiança sai de cena e entra a desconfiança. Esse é um processo natural, é quando o seu cônjuge não acredita mais em você.
É quando você demora além do normal e ao chegar se explicando ele(a) nem te ouve, é quando ele(a) não confia o cartão de crédito na sua mão ou não existe a menor possibilidade de ter uma conta conjunta por que afinal você não demonstra se preocupar com os gastos e vida financeira da família.

Eu acredito que a conta conjunta é um sinal extremo de confiança. Pelos menos para mim. No dia em que meu marido me confiar uma conta conjunta, eu posso dizer que ganhei 100% a confiança dele. É o ponto onde preciso mais trabalhar, acreditem, é muita luta! Já fui muito irresponsável com dinheiro da nossa família. Tenho aprendido  que atitudes descontroladas sem a permissão do meu sócio (marido) e sem prestação de contas, levam à desconfiança, que é nada mais nada menos que a falta de confiança e um buraco profundo em um casamento. Eu fiz parte dos 42% dos votos!
Agora vamos falar sobre quando a falta de confiança  não vem das suas atitudes. Que é outra possibilidade real.
Pessoas desconfiadas da própria sombra. Pessoas que muitas vezes desconfiam de si mesmas, que não se dão muito crédito, ao ponto de não acreditar no amor e fidelidade da pessoa que está ao seu lado. Esse já é um outro quadro. São pessoas com problemas na autoestima. Que precisam ser cuidadas da mesma maneira ou até com um cuidado maior.
Se você ama alguém com esse tipo de problema e se casou com ela (e), é mais um motivo para cuidar com muito amor e dedicação de cada detalhe da sua sociedade. Pois casamento é lugar de cura, e essa pessoa ao seu lado precisa de cura.
Pessoas assim certamente se machucaram no passado. Em outros relacionamentos ou sofreram algum tipo de bullying, na sociedade. Acreditem, é assustador pensar, mas onde sofremos mais bullying é dentro de nossas casas. Pais e irmãos passam anos abrindo feridas, diminuindo o nosso potencial, nos julgando por aparências, afirmando que não seremos nada e nem ninguém, isso é uma realidade mais frequênte do que pensamos. O pior é que a tendência é levar essas feridas  para dentro do nosso casamento e relacionamentos.
Medos, desconfianças, síndromes, dores, rancor entre outros refletem nas nossas atitudes com a nossa família, amigos e no nosso trabalho.
Imagine um casal onde o esposo passou a vida toda vendo a mãe trair o pai, ele certamente viverá situações onde algo o faça pensar que isso se repete com ele. Cabe a sua esposa prestar contas, mostrar sua fidelidade em atitudes, demonstrar seu amor, não permitir situações onde ele se sinta traído. Cuidar para que ele entenda que aquela situação não deve ser uma regra e sim uma exceção. Essa esposa pode vir a curar essas feridas mas é  preciso ter muita sabedoria e não abandonar a sociedade.
Sabemos que cada situação é uma situação ímpar, e cada uma deve ser cuidada de uma maneira única e especial. O mais importante é fazer a nossa parte. É importante e confortável sabermos que estamos fazendo do nosso “negócio” (casamento) um ambiente de crescimento, cura e prosperidade. Onde fazendo a nossa parte, podemos ser exemplo para que o outro faça também, e é aí que passamos a falar a mesma língua. Prestar contas é gostoso acreditem! Deitar sabendo que tomou as atitudes corretas e que quando não tomou, a decisão foi tomada pelos dois, então não tem essa de um apontar no rosto do outro e culpar. Ei, escolhemos juntos, cairemos juntos e juntos, levantaremos! Isso é sociedade! Isso é casamento!
 Se o seu casamento precisa de cura, se a falta de confiança vem de situações externas ao seu casamento dê uma atenção especial e faça da sua vida um lugar de conforto, segurança e verdade. Procure conhecer e compreender as dores do seu amado e com muita sabedoria e auxílio de Deus, sempre, busque a cura. Não permita que isso se estenda para as próximas gerações.
Espero e desejo que conquistem essa frase do seu cônjuge: " Eu confio em você!"

Acreditem, não está perdido. Só precisamos parar, avaliar nossas atitudes e buscar a mudança. O princípio da confiança é a prestação de contas. Conquistem o que desejam, não esperem mudanças somente de um lado.

Abraços...



Nenhum comentário:

Postar um comentário