sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Noivas.net

Essa semana escrevi para este site de noivas a convite da Carolina Pimentel e gostaria de não apenas compartilhar o texto mas também indicar este site como referência para noivos e noivas. Não deixem de conferir: www.noivas.net
 
 
 
 
A Base do Casamento

Fiquei muito feliz com o convite da Carolina Pimentel para escrever em seu site de noivas. E fico sempre muito feliz quando recebo mensagens de noivas leitoras do meu blog quese inspiram e aprendem com as mensagens que deixo.

Falar de Amor ao Casamento sem se falar de como construir essa base é ensinar a se viver sobre nuvens. Precisamos criar um chão para que o casamento seja realmente amado.

Não existe uma fórmula secreta para serem felizes para sempre, mas existem “ingredientes” indispensáveis para uma boa convivência e um amor construído com base.

Quando me casei não tinha a menor ideia do que era um casamento e dos papéis que deveriam ser desempenhados pelo homem e pela mulher dentro de um lar. Não preciso nem falar que os ingredientes indispensáveis para uma boa convivência passavam longe da minha despensa. Precisei “apanhar” muitoda vida para entender o sentido e a base de um casamento feliz.

Os modelos de casamento que recebemos no decorrer das nossas vidas nem sempre são modelos que devem ser seguidos. Naturalmente seguimos o modelo dos nossos pais, avós, ou daqueles que nos criaram e, infelizmente, nem todos têm uma história de sabedoria para nos transmitir.

SABEDORIA. É sem dúvida um ingrediente indispensável para umcasamento harmonioso. Entendam que problemas todos têm ou terão, casais perfeitos não existem.

Mas com sabedoria e inteligência conflitos podem ser resolvidos, evitando-se machucar quem se ama por um simples impulso ou“capricho”.

Recebemos todos os tipos de exemplos; Pessoas casadas e que, mesmo depois de anos de convivência ainda não entenderam o que é abrir mão de si mesmo, de suas vontades e dores para fazer o seu cônjuge feliz. Muitos passam anos empurrando e carregandodores dores do passado, que os impedem de ser felizes no presente e futuro. Toda briga parece um baú velho, no qual jogam para fora dores de anos atrás. E ninguém se dispõe a parar, ouvir o outro, perdoar ou pedir perdão.

Pessoas que parecem mais uma espécie de sanguessuga. Dois carrapatos sem cachorro. Individualistas e egoístas. Cheios de carências que esperam que o outro as supram.

Pessoas que se casam convencidas que o divórcio faz parte do casamento. Qualquer coisa que desagrada usa do divórcio para chantagear, pressionar e manipular situações... por vai...

É claro que existem casais felizes, apaixonados, que se dedicam um ao outro. Mas que isso fique claro: é uma questão de escolha. Nós escolhemos amar e renovar nossos votos diariamente com atitudes.

Vamos falar de outro ingrediente: COMUNICAÇÃO. Indispensável em qualquer tipo de relacionamento. Não sabemos interpretar o pensamento das outras pessoas, por isso a comunicação precisa fazer parte de um relacionamento para que ele seja bem sucedido.

Existem dois tipos de comunicação: a verbal, por palavras, e a não verbal, que é reconhecida por gestos e expressões.

Já fui do tipo de mulher que sofria quando meu marido não entendia o que eu desejava dele (não lia os meus pensamentos) ou por ele não fazer algo que para mim era no mínimo óbvio. Simplesmente eu desejava que com aminha “ótima” expressão facial ele percebesse que algo estava errado e que corrigisse sem eu precisar abrir a boca. Comédia isso não? Mas sei que é um mal de que muita mulher sofre. Entendam que não somos adivinhadores e a comunicação é indispensável para se corrigir erros, resolver problemas, pedir perdão, perdoar, tirar dúvidas, antes que um piolho vire um elefante na sua cabeça.

Não fiquem imaginando coisas, pergunte, argumente, se comunique. Mas cuidado! A comunicação é muito boa quando bem utilizada. Quando usamos de palavras para ferir, apontar, acusar, então você estará jogando contra a sua própria felicidade.

Hoje o que mais vemos são exemplos de pessoas intolerantes, que não suportam isso ou aquilo, que antes de casar já têm uma lista de coisas que jamais irá tolerar após o casamento. Essa é uma maneira que as pessoas têm aprendido para se proteger. Eu não tolero isso, então caio fora antes de ser atingida. Enfim, vivem uma vida de bonecos, escolhendo onde pisar e o que sofrer e dessa maneira se “protegendo” da vida e de suas surpresas diárias, terminam saindo mais machucados do que enfrentando as situações, além do que perdem a oportunidade de crescimento.

É muito fácil ser intolerante e pra tudo se fazer “bico ou torcer o nariz”, sair do barco antes que ele afunde. Difícil é buscar forças para superar as ondas e tempestades que a vida nos coloca.

No casamento a força é tão fundamental quanto à sabedoria e a comunicação. Precisamos buscar forças para sermos sábios e saber nos comunicar favoravelmente ao nosso casamento e felicidade. E de onde vem essaforça? De Deus! O casamento é um projeto Dele e se Ele não for convidado para estar dia a dia na sua casa será muito difícil superar as dificuldades. Esse é o terceiro e o mais importante dos ingredientes para que você tenha um casamento de sucesso.

“Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará? E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não sequebra tão depressa.” Eclesiastes 4:9-12

É muito difícil se viver um casamento sem os valores cristãos. Confiança, paciência, bondade, amor, lealdade, fidelidade, alegria,perseverança, fé e oração, são todos ingredientes ou dons que vem em um pacote fechado quando escolhemos colocar Deus no nosso casamento. Com esses ingredientes tudo podemos superar e suportar.

A base do casamento é construída de dentro para fora, não tente criar situações, ambientes, motivos para dar certo e ser feliz, escolha amar o seu cônjuge todos os dias, independentemente do que aconteça ou se viva do lado de fora. Isso é amor!

Maria Juliana
Blog Amor ao Casamento

4 comentários:

  1. Que linda!! Tb escrevi lá uma vez!! Obrigada pelo testemunho, Maju!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá querida estou seguindo o blog e gostei muito do testemunho. Posso colocar em meu blog? Logicamente colocarei vc como autora no final e divulgarei o blog tbm. Um bj de noivinhasantenadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida fique a vontade. Estou retornando com o blog. Obrigada. Bjs

      Excluir